terça-feira, 15 de junho de 2010

Um pouco sobre Maria da Conceição Nobre

Maria da Conceição Nobre é natural de Belém, Pará, residindo em Salvador já há 20 anos, local onde se graduou em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Sua formação em psicanálise vem do Colégio de Psicanálise da Bahia, onde se aprofundou nas teorias freudiana e lacaniana.

Sua experiência profissional corresponde à atuação como psicóloga durante quatro anos no Colégio Anglo Brasileiro, e por sete na ACOPAMEC – Associação das Comunidades Paroquiais da Mata Escura e Calabetão, instituição que abriga crianças e adolescentes em situação de risco social - realizando cerca de vinte atendimentos psicológicos semanais. No Juizado da Infância e da Juventude do Estado da Bahia, atuou como psicóloga, trabalhando também com crianças em situação de extrema pobreza, grupos terapêuticos de mães e adolescentes com distúrbios de conduta, além de casais pretendentes à adoção, nos anos de 2002 até 2004. A partir deste último ano, assumiu atendimentos clínicos no Centro Médico do Servidor do Poder Judiciário do Estado da Bahia, e em 2006 coordenou o projeto Gametas Sentimentos e Palavras, no grupo de apoio a casais com problemas de fertilidade, no Hospital Aliança da Bahia.

Elaborou e participou no ano de 2007 de projeto de pesquisa com escolas de comunidades carentes e escolas particulares, avaliando a violência doméstica.

Conceição hoje divide suas atividades entre o Centro Médico do Judiciário e a Confraria dos Saberes, onde participa de projetos de difusão da psicanálise e coordena os grupos do curso de teoria e formação psicanalítica, denominado Freud Percursos e Discursos, mantendo consultório de psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário